terça-feira, 3 de janeiro de 2023

HOJE É QUARTA-FEIRA 04 DE JANEIRO DE 2023: TEMA DO DIA PRIMEIROS DIAS DO ANO - 04 DE JANEIRO DO NATAL: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: FORAM VER ONDE JESUS MORAVA E JESUS DISSE VINDE E VEDE! ELES PERMANECERAM COM ELE!

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quarta-feira 04 de janeiro de 2023

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Foram ver onde Jesus morava e Jesus disse vinde e vede! Eles permaneceram com ele!

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

PRIMEIROS DIAS DO ANO - 04 DE JANEIRO DO NATAL
(branco – ofício do dia)

 Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Primeira Carta de São João: 7 Filhinhos, que ninguém desencaminhe vocês. Quem pratica a justiça é justo, assim como Jesus é justo. 8 Quem comete o pecado pertence ao Diabo, porque o Diabo é pecador desde o princípio. Foi para isto que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. 9 Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, porque leva dentro de si a semente de Deus: não pode pecar, porque nasceu de Deus. 10 Desse modo torna-se claro quais são os filhos de Deus e quais são os filhos do Diabo: todo aquele que não pratica a justiça, isto é, que não ama ao seu irmão, não é de Deus. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
São João 3, 7 – 10 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 97(98), 1. 7 – 8. 9 (R. 3a)
REFLEXÃO: Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo  alcançaram-lhe a vitória. – R.

2. Aplauda o mar com todo ser que nele vive, o mundo inteiro e toda gente! As montanhas e os rios batam palmas e exultem de alegria. –R.

3. Na presença do Senhor, pois ele vem, vem julgar a terra inteira. Julgará o universo com justiça e as nações com eqüidade. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João - Naquele tempo, 35 No dia seguinte, João aí estava de novo, com dois discípulos. 36 Vendo Jesus que ia passando, apontou: «Eis aí o Cordeiro de Deus.» 37 Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram a Jesus. 38 Jesus virou-se para trás, e vendo que o seguiam, perguntou: «O que é que vocês estão procurando?» Eles disseram: «Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?» 39 Jesus respondeu: «Venham, e vocês verão.» Então eles foram e viram onde Jesus morava. E começaram a viver com ele naquele mesmo dia. Eram mais ou menos quatro horas da tarde. 40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram a Jesus. 41 Ele encontrou primeiro o seu próprio irmão Simão, e lhe disse: «Nós encontramos o Messias (que quer dizer Cristo).» 42 Então André apresentou Simão a Jesus. Jesus olhou bem para Simão e disse: «Você é Simão, o filho de João. Você vai se chamar Cefas (que quer dizer Pedra). – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 1, 35 – 42

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: O que é que vocês estão procurando? Eles disseram: Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras? Jesus respondeu: Venham, e vocês verão. Então eles foram e viram onde Jesus morava. Já Pensou. Nisso?
A primeira vez que aparece a imagem do cordeiro na Sagrada Escritura foi no sacrifício de Isaac (Gn 22,13), depois, o sangue do cordeiro salvará o povo de Israel (Ex 12). João Batista apresenta o Cordeiro de Deus que tem o poder de atrair e formar uma nova comunidade, nascida do discipulado. Não é estranho que Jesus, no evangelho de hoje, morra justamente na hora em que se sacrificam os cordeiros no Templo (Jo 19), indicando, desta maneira, que as pessoas que querem seguir o Cordeiro deverão estar dispostas a morrer como Jesus. O Cordeiro que João apresenta não salva somente uma vida ou um povo. Agora Jesus como Cordeiro Universal e Messias, anima e dá vida à nova comunidade de discípulos que o seguem. Não é suficiente confessar Jesus como Rabi ou como Messias: é necessário ter a experiência de Jesus, permanecer com ele e imitá-lo em tudo. E se preciso for, inclusive, derramando o sangue como o Cordeiro de Deus.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário