quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

HOJE É SEXTA-FEIRA 21 DE JANEIRO DE 2022: TEMA DO DIA SEXTA-FEIRA DA II SEMANA DO TEMPO COMUM: JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: JESUS SUBIU AO MONTE E CHAMOU OS QUE DESEJAVA ESCOLHER. E FORAM ATÉ ELE. DESIGNOU DOZE, PARA QUE FICASSEM COM ELE E PARA ENVIÁ-LOS A PREGAR!

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Tema do Dia

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Chamou os que ele quis, para que ficassem com ele.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEXTA-FEIRA DA II SEMANA DO TEMPO COMUM
(vermelho – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Profeta Samuel – Assim fala o Senhor: 3 Saul pegou três mil homens escolhidos de todo o Israel e foi à procura de Davi e seus homens, junto às Rochas das Cabras. 4 Chegou junto a uns currais de ovelhas que estavam perto do caminho. Aí havia uma caverna, e Saul entrou nela para fazer suas necessidades. Davi e seus homens estavam no fundo da caverna. 5 E os companheiros de Davi lhe disseram: «Hoje é o dia em que o Senhor diz a você: Eu lhe entrego seu inimigo; faça com ele o que você quiser». Davi levantou-se e cortou um pedaço da barra do manto de Saul, sem que este percebesse. 6 Depois de fazer isso, Davi sentiu o coração bater forte por ter cortado um pedaço da barra do manto de Saul. 7 Depois disse a seus homens: «O Senhor me livrou de fazer isso ao meu senhor, de levantar a mão contra ele, porque é o ungido do Senhor. 8 Com essas palavras, Davi conteve seus homens e impediu que atacassem Saul. Então Saul deixou a gruta e continuou o seu caminho. 9 Foi quando Davi se levantou, saiu da gruta e gritou: «Senhor, meu rei!» Saul virou-se, e Davi se inclinou até o chão e se prostrou. 10 Depois disse a Saul: «Por que você dá ouvidos a esses que andam dizendo que Davi lhe quer fazer mal? 11 Veja com seus próprios olhos: hoje mesmo o Senhor me entregou você dentro da caverna. Disseram-me para matá-lo, mas eu o respeitei e falei que não estenderia a mão contra o meu senhor, porque você é o ungido do Senhor. 12 Meu pai, olhe aqui em minha mão um pedaço do seu manto; se eu lhe cortei a barra do manto e não o matei, reconheça que não sou maldoso nem traidor. Embora você me persiga para me matar, eu não pequei contra você. 13 Que o Senhor seja nosso juiz. Ele poderá me vingar de você, mas contra você minha mão jamais se levantará. 14 Como diz o antigo provérbio: ‘Dos maus vem a maldade’. E a minha mão não se levantará contra você. 15 Contra quem saiu o rei de Israel? A quem está perseguindo? A um cão morto, a uma pulga! 16 Que o Senhor seja juiz entre nós e dê a sentença. Que ele veja e defenda a minha causa, livrando-me das mãos de você. 17 Quando Davi terminou de falar, Saul exclamou: «É você mesmo que está falando, meu filho Davi?» E começou a gritar e chorar. 18 Depois disse a Davi: «Você é inocente, e eu não. Você me fez o bem, e eu lhe fiz o mal. 19 Hoje você me fez o maior favor, pois o Senhor me entregou a você, e você não me matou. 20 Se alguém encontra um inimigo, será que vai deixá-lo ir em paz? Que o Senhor lhe pague o bem que você me fez hoje. 21 Agora eu sei que você será rei, e que o reino de Israel se firmará em sua mão. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Samuel 24, 3 – 21 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 56(57), 2. 3 – 4. 6. 11 (R. 2a)
REFLEXÃO: Piedade, Senhor, tende piedade.

1. Piedade, ó Deus, tem piedade de mim, pois eu me abrigo em ti; eu me abrigo à sombra de tuas asas, até que passe a desgraça. – R.

2. Eu clamo ao Deus Altíssimo, ao Deus que faz tudo por mim. Do céu ele me enviará a salvação, confundindo os que me atormentam! Deus enviará seu amor e sua fidelidade! – R.

3. Eleva-te sobre o céu, ó Deus, e tua glória domine a terra inteira! – R.

4.  Pois o teu amor é maior do que o céu, e a tua fidelidade alcança as nuvens. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos – Naquele tempo: 13 Jesus subiu ao monte e chamou os que desejava escolher. E foram até ele. 14 Então Jesus constituiu o grupo dos Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15 com autoridade para expulsar os demônios. 16 Constituiu assim os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17 Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer «filhos do trovão»; 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão o cananeu, 19 e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Marcos 3, 13 – 19

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Constituiu assim os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer filhos do trovão;  André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão o cananeu, Já Pensou. Nisso?
A escolha dos doze apóstolos nos mostra a intenção que Jesus tem de formar o novo povo de Deus que irá substituir o povo da Antiga Aliança. De fato, a escolha dos doze não foi obra do ocaso, mas manifesta uma intenção. Assim como no Antigo Testamento, Deus forma o povo de Israel a partir das doze tribos dos descendentes de Abraão, a Igreja é o novo povo de Deus, o povo da Nova Aliança, formado a partir dos doze apóstolos de Jesus, que ele escolheu e enviou com poder para pregar e com autoridade para expulsar todo tipo de mal. Desse modo, entendemos que a Igreja é o novo povo de Deus, o povo da Nova Aliança.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário