terça-feira, 12 de outubro de 2021

HOJE É QUARTA-FEIRA 13 DE OUTUBRO DE 2021: TEMA DO DIA QUARTA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: JESUS RESPONDEU: AI DE VOCÊS TAMBÉM, ESPECIALISTAS EM LEIS! PORQUE VOCÊS IMPÕEM SOBRE OS HOMENS CARGAS INSUPORTÁVEIS, E VOCÊS MESMOS NÃO TOCAM ESSAS CARGAS NEM COM UM SÓ DEDO.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quarta-feira 13 de outubro de 2021

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Aí de vós, fariseus;
ai de vós também, mestres da Lei.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUARTA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM
 (verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos: 1 Homem, você julga os outros? Seja quem for você não tem desculpa. Pois, se julga os outros e faz o mesmo que eles fazem você está condenando a si próprio. 2 Sabemos, porém, que Deus é justo quando condena os que praticam tais coisas. 3 Mas você, que faz as mesmas coisas que condena nos outros, pensa que escapará do julgamento de Deus? 4 Ou será que você despreza a riqueza da bondade de Deus, da sua paciência e generosidade, desconhecendo que a bondade dele convida você à conversão? 5 Pela teimosia e dureza de coração, você está amontoando ira contra si mesmo para o dia da ira, quando o justo julgamento de Deus vai se revelar, 6 retribuindo a cada um conforme as suas próprias ações: 7 a vida eterna para aqueles que perseveram na prática do bem, buscando a glória, a honra e a imortalidade; 8 pelo contrário, ira e indignação para aqueles que se revoltam e rejeitam a verdade, para obedecerem à injustiça. 9 Haverá tribulação e angústia para todo aquele que pratica o mal, primeiro para o judeu, depois para o grego. 10 Mas haverá glória, honra e paz para todo aquele que pratica o bem, primeiro para o judeu, depois para o grego. 11 Pois Deus não faz distinção de pessoas. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Romanos 2, 1 – 11

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 61(62), 2 – 3. 6 – 7. 9 (R. 13b)
Reflexão: Senhor pagais a cada um, conforme suas obras.

1. Só em Deus a minha alma tem repouso, porque dele é que me vem a salvação! Só ele é meu rochedo e salvação, a fortaleza, onde encontro segurança! – R.

2. Só em Deus a minha alma tem repouso, porque dele é que me vem a salvação! Só ele é meu rochedo e salvação, a fortaleza, onde encontro segurança! – R.

3. Povo todo, esperai sempre no Senhor, e abri diante dele o coração: nosso Deus é um refúgio para nós! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas – Naquele tempo, disse O Senhor: 42 Mas, ai de vocês, fariseus, porque vocês pagam o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixam de lado a justiça e o amor de Deus. Vocês deveriam praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43 Ai de vocês, fariseus, porque gostam do lugar de honra nas sinagogas, e de serem cumprimentados em praças públicas. 44 Ai de vocês, porque são como túmulos que não se vêem, e os homens pisam sobre eles sem saber. 45 Um especialista em leis tomou a palavra, e disse: «Mestre, falando assim insultas também a nós!» 46 Jesus respondeu: «Ai de vocês também, especialistas em leis! Porque vocês impõem sobre os homens cargas insuportáveis, e vocês mesmos não tocam essas cargas nem com um só dedo. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 11, 42 – 46

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Jesus respondeu: Ai de vocês também, especialistas em leis! Porque vocês impõem sobre os homens cargas insuportáveis, e vocês mesmos não tocam essas cargas nem com um só dedo. Já Pensou. Nisso?
A lei pode gerar relações de equidade que possibilitam um bem viver entre os homens. A dificuldade da lei se manifesta quando está posta a serviço de uns poucos. Então, perde seu espírito de transformação e acaba sendo utilizada para garantir uma ordem desumana, infra-humana. É isso justamente o que Jesus explicita através dos seus "ais", já que a lei se transformou num jugo de opressão. Os fariseus haviam esquecido o valor e o respeito pelo ser humano, a prática da justiça e o desejo de construir uma comunidade que fizesse a vontade de Deus. Por isso, Jesus lança dura críticas a seu sistema legitimador do sofrimento e das cargas para os mais empobrecidos. Os líderes de Israel estavam longe do projeto que Deus queria implantar. A lei deve promover à vida, a liberdade, a autonomia e deve estar a serviço do crescimento e desenvolvimento humano e social. Jesus deseja acabar com tudo aquilo que não permite ao homem e à mulher progredir na proposta de Deus. Coloco em prática a lei de Deus?

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário