quarta-feira, 29 de setembro de 2021

HOJE É QUINTA-FEIRA 30 DE SETEMBRO DE 2021: TEMA DO DIA QUINTA-FEIRA DA XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: A COLHEITA É GRANDE, MAS OS TRABALHADORES SÃO POUCOS. POR ISSO PEÇAM AO DONO DA COLHEITA QUE MANDE TRABALHADORES PARA A COLHEITA.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quinta-feira 30 de setembro de 2021

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUINTA-FEIRA DA XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM
S. JERÔNIMO, PRESBDR, MEMÓRIA
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro de Neemias – Naqueles dias: 1 todo o povo, como se fosse uma única pessoa, se reuniu na praça que fica em frente à porta das Águas. O povo pediu que Esdras, doutor da Lei, levasse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor tinha dado a Israel. 2 Então o sacerdote Esdras levou o livro da Lei até a presença da assembléia. Era o dia primeiro do sétimo mês, e estavam reunidos homens, mulheres e todos os que tinham uso da razão. 3 Na praça diante da porta das Águas, desde o amanhecer até o meio-dia, Esdras leu o livro para todos os homens e mulheres e para todos os que tinham o uso da razão. Todo o povo seguia com atenção a leitura do livro da Lei. 4 Esdras, doutor da Lei, estava sobre um palanque de madeira, feito para a ocasião. 5 Esdras abriu o livro à vista do povo todo, pois estava em lugar mais alto. Quando ele abriu o livro, o povo ficou de pé. 6 Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus, e todo o povo, com as mãos erguidas, respondeu: «Amém! Amém!» Depois se ajoelharam e se prostraram com o rosto por terra diante do Senhor. 7 Os levitas explicavam a Lei para o povo, que permanecia em pé. 8 Liam o livro da Lei de Deus, traduzindo-o e dando explicações, para que o povo entendesse a leitura. 9 O governador Neemias, o sacerdote Esdras, doutor da Lei, e os levitas que instruíam o povo, vendo que as pessoas choravam ao escutar a leitura da Lei, disseram: «Hoje é dia consagrado o Senhor, Deus de vocês! Não fiquem tristes e parem de chorar!» 10 Em seguida, Esdras falou: «Vão para casa, façam uma bela refeição, bebam um bom vinho e repartam com os que não têm nada, porque hoje é dia consagrado a nosso Senhor. Ninguém fique triste, pois a alegria do Senhor é a força de vocês. 11 Os levitas também acalmavam o povo, dizendo: «Fiquem tranqüilos, porque é dia santo. Não fiquem tristes. 12 E o povo foi para casa comer e beber. Repartiram com quem não tinha nada e fizeram uma grande festa, porque haviam compreendido a mensagem que lhes fora explicada. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Neemias 8, 1 – 4a. 5 – 6. 7b – 12

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 18(19), 8. 9. 10. 11 (R. 9a)
REFLEXÃO: Os ensinos do Senhor são sempre retos, alegria ao coração.

1. A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes. – R.

2. Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz. – R.

3. É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente. – R. 

4. Mais desejáveis do que o ouro são eles, do que o ouro refinado. Suas palavras são mais doces que o mel, que o mel que sai dos favos. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas - Naquele tempo, 1 O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos, e os enviou dois a dois, na sua frente, para toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2 E lhes dizia: « 3 Vão! Estou enviando vocês como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não parem no caminho, para cumprimentar ninguém. 5 Em qualquer casa onde entrarem, digam primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6 Se aí morar alguém de paz, a paz de vocês irá repousar sobre ele; se não, ela voltará para vocês. 7 Permaneçam nessa mesma casa, comam e bebam do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem passando de casa em casa. 8 Quando entrarem numa cidade, e forem bem recebidos, comam o que servirem a vocês, 9 curem os doentes que nela houver. E digam ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vocês!’ 10 Mas quando vocês entrarem numa cidade, e não forem bem recebidos, saiam pelas ruas e digam: 11 ‘Até a poeira dessa cidade, que se grudou em nossos pés, nós sacudimos contra vocês. Apesar disso, saibam que o Reino de Deus está próximo’. 12 Eu lhes afirmo: no dia do julgamento, Deus será mais tolerante com Sodoma do que com tal cidade. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 10, 1 – 12

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Quando entrarem numa cidade, e forem bem recebidos, comam o que servirem a vocês, curem os doentes que nela houver. E digam ao povo: O Reino de Deus está próximo de vocês! Já Pensou. Nisso?
Jesus começou sua missão chamando pessoas interessadas por sua proposta alternativa de formar comunidade. Seus discípulos representa o povo Judeu que continua apegado a categorias do passado e cujos medos e preconceitos para com outras pessoas não lhes permitem ver a presença de Deus. Jesus louva seus discípulos como modelo de Israelita e o conecta com a figueira do povo de Israel: “Como uvas no deserto encontrei Israel; como a fruta temporã da figueira em seu princípio vi seus pais” (Os 9,10). Quando seus discípulos se sente interpelado nas categorias judaicas que conhece, é que “confessa” que Jesus é o Mestre, que anuncia uma missão aberta a todas as pessoas que são capazes de abrir-se a outras realidades. Jesus nos chama agora e nos convoca para seu seguimento. Às vezes preferimos ficar sentados debaixo da “figueira” do conforto, que adentrar no discipulado de Jesus. Nossos medos e preconceitos para com outras pessoas e culturas nos colocam ao lado de seus discípulos e não da proposta aberta de Jesus. 

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário