terça-feira, 21 de setembro de 2021

HOJE É QUARTA-FEIRA 22 DE SETEMBRO DE 2021: TEMA DO DIA QUARTA-FEIRA DA XXV SEMANA DO TEMPO COMUM: JESUS DISSE A SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: ENVIOU-OS A PROCLAMAR O REINO DE DEUS E A CURAR OS ENFERMOS. OS DISCÍPULOS PARTIRAM, E PERCORRIAM OS POVOADOS, ANUNCIANDO A BOA NOTÍCIA, E FAZENDO CURAS EM TODOS OS LUGARES.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quarta-feira 22 de setembro de 2021

Tema do Dia

Jesus disse a seus discípulos e a nós: Enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUARTA-FEIRA DA XXV SEMANA DO TEMPO COMUM
 (verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro de Esdras: 5 Na hora da oblação da tarde, levantei-me da minha desolação e, com a roupa e o manto rasgados, caí de joelhos e levantei as mãos para o Senhor, meu Deus, 6 e disse: «Meu Deus, eu estou envergonhado e sem jeito de levantar o rosto para ti, porque os nossos pecados ultrapassam nossa cabeça, e a nossa culpa chega até o céu. 7 Desde o tempo de nossos antepassados até hoje, uma grande culpa pesa sobre nós: por causa dos nossos pecados, nós, nossos reis e nossos sacerdotes, fomos todos entregues em mãos dos reis de outros países, fomos vítimas da espada, do exílio, do saque e da vergonha. E essa é a situação atual. 8 Agora, porém, o Senhor, o nosso Deus, nos concedeu um momento de graça, deixando-nos um resto de sobreviventes e nos abrigando em seu lugar santo. Desse modo, o nosso Deus dá brilho aos nossos olhos, e nós sentimos um pouco de vida no meio da escravidão. 9 Éramos escravos, mas o nosso Deus não nos abandonou na escravidão. Ao contrário, deu-nos o favor dos reis da Pérsia, e nos concedeu vida para reconstruirmos o Templo do nosso Deus e restaurarmos suas ruínas. Ele nos deu assim um abrigo em Judá e Jerusalém. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Esdras 9, 5 – 9

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: Tb 13, 2. 3 – 4a. 4bc. 5. 8 (R. 2a)
REFLEXÃO: Bendito seja Deus que vive eternamente!

1. Vós sois grande, Senhor, para sempre, e vosso reino se estende nos séculos! Porque vós castigais e salvais, fazeis descer aos abismos da terra, e de lá nos trazeis novamente: de vossa mão nada pode escapar. – R.

2. Vós que sois de Israel, dai-lhe graças e por entre as nações celebrai-o! O Senhor dispersou-vos na terra para narrardes sua glória entre os povos. – R.

3. E fazê-los saber, para sempre, que não há outro Deus além dele. – R.

4. Castigou-nos por nossos pecados, seu amor haverá de salvar-nos. Compreendei o que fez para nós, dai-lhe graças, com todo o respeito! – R.

5. Bendizei o Senhor, seus eleitos, fazei festa e alegres louvai-o! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: 1 Jesus convocou os Doze, e lhes deu poder e autoridade sobre os demônios e para curar as doenças. 2 E os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar. 3 E disse-lhes: «Não levem nada para o caminho: nem bastão, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem duas túnicas. 4 Em qualquer casa onde vocês entrarem, fiquem aí, até vocês se retirarem do lugar. 5 E todos aqueles que não os acolherem, vocês, ao sair da cidade, sacudam a poeira dos pés, como protesto contra eles. 6 Os discípulos partiram, e percorriam os povoados, anunciando a Boa Notícia, e fazendo curas em todos os lugares. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 9, 1 – 6

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: E todos aqueles que não os acolherem, vocês, ao sair da cidade, sacudam a poeira dos pés, como protesto contra eles. Os discípulos partiram, e percorriam os povoados, anunciando a Boa Notícia, e fazendo curas em todos os lugares. Já Pensou. Nisso?
Quando os jovens se preparam para os acampamentos missionários, é comum que se encham de entusiasmo e sonhem entregar suas vidas às comunidades que vão acompanhar. É um momento da vida que talvez muitos adultos tenhamos vivido em condições distintas. Mas quando o caminho cansa, a carga pesa e a fadiga sufoca, então as ilusões vão se desvanecendo pouco a pouco. Algo parecido se passava com os primeiros seguidores de Jesus. Alguns se entusiasmavam ao ver seus sinais e escutar suas parábolas cheias de sabedoria e esperança; até querem segui-lo prometendo deixar tudo, ou colocando algumas condições "naturais", de boa educação. Mas Jesus é radical, ternamente exigente. Devem deixar família, bens, tradições, apegos afetivos, posições sociais, carreiras de sucesso. É necessário ser absolutamente livre para assumir a proposta do Reino de Deus. Aqui não se quer dizer que todo mundo deve se tornar padre ou freira, mas que todo discípulo deve ser livre para testemunhar o Reino. Quais são seus apegos que lhe impedem de seguir a Jesus fielmente?

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário