segunda-feira, 30 de novembro de 2020

HOJE É TERÇA-FEIRA 01 DE DEZEMBRO DE 2020: TEMA DO DIA TERÇA-FEIRA DA I SEMANA DO ADVENTO: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: EU TE LOUVO, PAI, SENHOR DO CÉU E DA TERRA, JESUS EXULTA NO ESPÍRITO SANTO.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é terça-feira 01 de dezembro de 2020 

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

TERÇA-FEIRA DA I SEMANA DO ADVENTO
(roxo – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Profeta Isaías – Naqueles dias: 1 Do tronco de Jessé sairá um ramo, um broto nascerá de suas raízes. 2 Sobre ele pousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e inteligência, espírito de conselho e fortaleza, espírito de conhecimento e temor do Senhor. 3 A sua inspiração estará no temor do Senhor. Ele não julgará pelas aparências, nem dará a sentença só por ouvir. 4 Ele julgará os fracos com justiça, dará sentenças retas aos pobres da terra. Ele ferirá o violento com o cetro de sua boca, e matará o ímpio com o sopro de seus lábios. 5 A justiça é a correia de sua cintura, é a fidelidade que lhe aperta os rins. 6 O lobo será hóspede do cordeiro, a pantera se deitará ao lado do cabrito; o bezerro e o leãozinho pastarão juntos, e um menino os guiará; 7 pastarão juntos o urso e a vaca, e suas crias ficarão deitadas lado a lado, e o leão comerá capim como o boi. 8 O bebê brincará no buraco da cobra venenosa, a criancinha enfiará a mão no esconderijo da serpente. 9 Ninguém agirá mal nem provocará destruição em meu monte santo, pois a terra estará cheia do conhecimento do Senhor, como as águas enchem o mar. 10 Nesse dia, a raiz de Jessé se erguerá como bandeira para os povos; para ela correrão as nações, e a sua moradia será gloriosa. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Isaías 11, 1 – 10

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 71(72), 1 – 2. 7 – 8. 12 – 13. 17 (R. 7)
REFLEXÃO: Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

1. Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com eqüidade ele julgue os vossos pobres. – R.

2. Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra! – R.

3. Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará. – R.

4. Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: – 21 Nessa hora, Jesus se alegrou no Espírito Santo, e disse: «Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22 Meu Pai entregou tudo a mim. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar. 23 E Jesus voltou-se para os discípulos, e lhes disse em particular: «Felizes os olhos que vêem o que vocês vêem. 24 Pois eu digo a vocês que muitos profetas quiseram ver o que vocês estão vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que vocês estão ouvindo, e não puderam ouvir. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 10, 21 – 24

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra" 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Felizes os olhos que vêem o que vocês vêem. Pois eu digo a vocês que muitos profetas quiseram ver o que vocês estão vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que vocês estão ouvindo, e não puderam ouvir. Já Pensou. Nisso?
Na cultura greco-romana do século I a figura do "pai" era vista como autoridade máxima e com poder absoluto de governar a sua casa. Ainda mais se tratasse do ("Pai da Pátria"), ao qual todos, livre ou escravo, lhe deviam lealdade e submissão. A oração de Jesus ao verdadeiro Pai “Senhor do céu e da terra”, podia ser entendida como uma crítica direta à teologia do império, seu "falso pai". Esta oração anuncia a manifestação de Deus na história da comunidade, obra do Espírito, que move Jesus a dar graças, porque Deus se solidariza com os esquecidos. Esta oração nos recorda a de Maria (Lc 1,51-53) de anunciar "as Boas Notícias de libertação". Tanto a oração de Maria como a de Jesus provocam alegria e gozo nas pessoas que "vêem" e "escutam" a Deus em sua vida. A alegria de "ver" que o Deus de Jesus se revela e se solidariza com os marginalizados da história, deve ser motivo de festa e compromisso com os mais insignificantes da nossa sociedade.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário