sexta-feira, 13 de novembro de 2020

HOJE É SÁBADO 14 DE NOVEMBRO DE 2020: TEMA DO DIA SÁBADO DA XXXII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: E O SENHOR ACRESCENTOU: ESCUTEM O QUE ESTÁ DIZENDO ESSE JUIZ INJUSTO.

 

Hoje é sábado, 14 de novembro de 2020

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: E o Senhor acrescentou: Escutem o que está dizendo esse juiz injusto.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SÁBADO DA XXXII SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Primeira Carta de São João – Caríssimos: 5 Mas vocês sabem que Jesus se manifestou para tirar os pecados, e que nele não existe pecado. 6 Todo aquele que nele permanece, não peca. Todo aquele que peca, não o viu nem o conheceu. 7 Filhinhos, que ninguém desencaminhe vocês. Quem pratica a justiça é justo, assim como Jesus é justo. 8 Quem comete o pecado pertence ao Diabo, porque o Diabo é pecador desde o princípio. Foi para isto que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
I São João 3, 5 – 8 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 111(112), 1 – 2. 3 – 4. 5 – 6 (R.1)
REFLEXÃO: Feliz aquele que respeita o Senhor!

1. Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos! – R.

2. Sua obra é esplendor e majestade, sua generosidade permanece para sempre. Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos. – R.

3. Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Ao seu povo mostrou a força do seu agir, entregando-lhe a herança das nações. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas – Naquele tempo, 1 Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, sem nunca desistir. Ele dizia: 2 «Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3 Na mesma cidade havia uma viúva, que ia à procura do juiz, pedindo: ‘Faça-me justiça contra o meu adversário!’ 4 Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum; 5 mas essa viúva já está me aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não fique me incomodando’. 6 E o Senhor acrescentou: «Escutem o que está dizendo esse juiz injusto. 7 E Deus não faria justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8 Eu lhes declaro que Deus fará justiça para eles, e bem depressa. Mas, o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar a fé sobre a terra? – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 18, 1 – 8

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: E o Senhor acrescentou: Escutem o que está dizendo esse juiz injusto. E Deus não faria justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8 Eu lhes declaro que Deus fará justiça para eles, e bem depressa.  Já Pensou. Nisso?
A hospitalidade era uma virtude muito apreciada no mundo antigo. A pessoa que oferecia hospedagem a um estrangeiro era considerada especialmente piedosa e exemplar na comunidade. Os estranhos representavam perigo para os moradores do local que, por sua vez, deviam prevenir-se das intenções dos forasteiros. Embora houvesse pousadas e albergues, o recomendável era evitá-los, pois além de lotados, eram insalubres e inseguros. Os primeiros profetas cristãos eram itinerantes. Não demorou muito que se multiplicaram tanto, que as comunidades tiveram que exercer um controle. Assim, não podiam ficar mais de três dias num lugar, nem pedir dinheiro, nem exigir roupa nem calçado, a não ser que fossem imprestáveis o que vestia. Somente os irmãos recomendados ou acompanhados por um par de irmãos de outra comunidade de fé, podiam ser recebidos. Eles davam testemunho da fé da comunidade que os recomendava. Esta sorte de intercâmbio entre as igrejas domésticas era o modo de apoiar-se mutuamente na fé, de intercambiar experiências e ampliar o horizonte de vida. Hoje cabe perguntar-nos como podemos apoiar a fé de nossos irmãos das igrejas e paróquias vizinhas.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário