terça-feira, 14 de maio de 2024

HOJE É QUARTA-FEIRA 15 DE MAIO DE 2024: TEMA DO DIA QUARTA-FEIRA DA VII SEMANA DA PÁSCOA: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: PARA QUE ELES SEJAM UM ASSIM COMO NÓS SOMOS UM. CONSAGRA-OS COM A VERDADE: A VERDADE É A TUA PALAVRA.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo, vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós. Para que vos louve com, vossos Santos, por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quarta-feira 15 de maio de 2024

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Para que eles sejam um assim como nós somos um.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUARTA-FEIRA DA VII SEMANA DA PÁSCOA
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, Paulo disse aos anciãos da Igreja de Éfeso: 28 Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo os constituiu como guardiães, para apascentarem a Igreja de Deus, que ele adquiriu para si com o sangue do seu próprio Filho. 29 Eu sei: depois da minha partida, aparecerão lobos vorazes no meio de vocês, e não terão pena do rebanho. 30 E do meio de vocês mesmos surgirão alguns falando coisas pervertidas, para arrastar os discípulos atrás deles. 31 Portanto, fiquem vigiando e se lembrem de que durante três anos, dia e noite, não parei de admoestar com lágrimas a cada um de vocês. 32 Agora, pois, eu os entrego ao Senhor e à palavra de sua graça, que tem o poder de edificar e de dar a vocês a herança entre todos os santificados. 33 Ademais, não cobicei prata, nem ouro, nem vestes de ninguém. 34 Vocês mesmos sabem que estas minhas mãos providenciaram o que era necessário para mim e para os que estavam comigo. 35 Em tudo mostrei a vocês que é trabalhando assim que devemos ajudar os fracos, recordando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há mais felicidade em dar do que em receber’. 36 Após essas palavras, Paulo ajoelhou-se e rezou com todos eles. 37 Então todos começaram a chorar muito; e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam. 38 Estavam muito tristes, principalmente porque havia dito que eles nunca mais veriam o seu rosto. E foram com ele até o navio. – Palavra do Senhor. Graças a Deus. 
Atos dos Apóstolos 20, 28 – 38

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 67(68), 29 – 30. 33 – 35a. 35b – 36c (R. 33a)
REFLEXÃO: Reinos da terra cantai ao Senhor. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1 Suscitai, ó Senhor Deus, suscitai vosso poder, confirmai este poder que por nós manifestastes, a partir de vosso templo, que está em Jerusalém, para vós venham os reis e vos ofertem seus presentes! – R.

2. Reinos da terra celebrai o nosso Deus, cantai-lhe salmos! Ele viaja no seu carro sobre os céus dos céus eternos. Eis que eleva e faz ouvir a sua voz, voz poderosa. 'Dai glória a Deus e exaltai o seu poder por sobre as nuvens. – R.

3. Sobre Israel, eis sua glória e sua grande majestade! Em seu templo ele é admirável. E a seu povo dá poder. Bendito seja o Senhor Deus. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João – Naquele tempo:Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: 11 Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que tu me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um. 12 Quando eu estava com eles, eu os guardava em teu nome, o nome que tu me deste. Eu os protegi e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. 13 Agora eu vou para junto de ti. Entretanto, continuo a dizer essas coisas neste mundo, para que eles possuam toda a minha alegria. 14 Eu dei a eles a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não pertencem ao mundo, como eu não pertenço ao mundo. 15 Não te peço para tirá-los do mundo, mas para guardá-los do Maligno. 16 Eles não pertencem ao mundo, como eu não pertenço ao mundo. 17 Consagra-os com a verdade: a verdade é a tua palavra. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os envio ao mundo. 19 Em favor deles eu me consagro, a fim de que também eles sejam consagrados com a verdade. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 17, 11b – 19

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Não te peço para tirá-los do mundo, mas para guardá-los do Maligno. Eles não pertencem ao mundo, como eu não pertenço ao mundo. Para que eles sejam um assim como nós somos um. Consagra-os com a verdade: a verdade é a tua palavra.  Já Pensou. Nisso?
A Igreja é chamada a continuar a missão de Jesus: revelar quem é Deus e quem são o homem e a mulher. Deus é o amor que se estabelece na relação de reciprocidade entre o Pai e o Filho. O homem e a mulher são as criaturas chamadas a viver em toda experiência relacional que estabelecerem esse mesmo amor que as pessoas da Santíssima Trindade vivem. A vida de unidade e fraternidade que se vive na experiência comunitária é a que manifesta ao mundo inteiro a glória da qual fala o Filho. A Igreja é chamada a refletir a vida do céu aqui na terra. Não é tarefa fácil. Tampouco é impossível. Isto é o que Jesus nos pede no Capítulo 17 de João. O maior milagre é que Deus se revela à criação, obra de suas mãos, e a diviniza para louvor dele e para que a salvação chegue à humanidade. A vida de comunidade é a única que torna possível o mistério da Ressurreição. Só se descobre Jesus Crucificado-Ressuscitado em comunidade.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário