quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

HOJE É QUINTA-FEIRA 11 DE JANEIRO DE 2024: TEMA DO DIA QUINTA-FEIRA DA I SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: EU QUERO, FIQUE PURIFICADO. NO MESMO INSTANTE A LEPRA DESAPARECEU E O HOMEM FICOU PURIFICADO.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quinta-feira 11 de janeiro de 2024

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Eu quero, fique purificado.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUINTA-FEIRA DA I SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Profecia de Samuel: 1 E a palavra de Samuel foi dirigida para todo o Israel como palavra do Senhor. Eli estava muito velho. E seus filhos continuavam se comportando mal diante do Senhor. Nesse tempo, os filisteus se uniram para fazer guerra contra Israel. Os israelitas saíram para combater contra eles e acamparam perto de Ebenezer, enquanto os filisteus acamparam em Afec. 2 Os filisteus colocaram-se em ordem de batalha contra Israel. No terrível combate, Israel foi vencido pelos filisteus: de suas fileiras, morreram no campo cerca de quatro mil homens. 3 O exército voltou para o acampamento, e os anciãos de Israel disseram: «Por que o Senhor deixou que fôssemos hoje derrotados pelos filisteus? Vamos a Silo buscar a arca da aliança do Senhor nosso Deus. Ela ficará no meio de nós e nos salvará dos nossos inimigos. 4 Mandaram então trazer de Silo a arca da aliança do Senhor dos exércitos, entronizado entre os querubins. Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli, acompanhavam a arca da aliança de Deus. 5 Quando a arca da aliança do Senhor chegou ao acampamento, todo o Israel lançou um grande grito de guerra, e a terra tremeu. 6 Os filisteus ouviram o barulho do grito e perguntaram entre si: «Que significa esse grito tão forte no acampamento dos hebreus?» Então ficaram sabendo que a arca do Senhor tinha chegado ao acampamento. 7 Apavorados, diziam: «Deus chegou ao acampamento! Ai de nós! É a primeira vez que nos acontece isso! 8 Ai de nós! Quem nos livrará das mãos desse Deus poderoso? Ele feriu o Egito com toda espécie de calamidades e epidemias. 9 Sejam fortes, filisteus! Sejam homens para não se tornarem escravos dos hebreus, como eles foram escravos de vocês. Sejam homens e lutem. 10 Os filisteus começaram o combate. Israel foi vencido, e cada um fugiu para a sua tenda. A derrota foi grande, pois do lado de Israel foram mortos trinta mil guerreiros. 11 A arca de Deus foi tomada e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Samuel 4, 1 – 11

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 43(44), 10 – 11. 14 – 15. 24 – 25 (R. 26d)
REFLEXÃO: Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão!

1. Agora, porém, nos rejeitas e envergonhas, e já não acompanhas nossos exércitos. Tu nos fazes recuar frente ao opressor, e nossos adversários nos saqueiam à vontade. – R.

2. Fazes de nós o ultraje de nossos vizinhos, divertimento e zombaria para aqueles que nos cercam. Fazes de nós o provérbio das nações, meneio de cabeça por entre os povos. – R.

3. Desperta, Senhor! Por que dormes? Acorda! Não nos rejeites mais! Por que escondes a tua face, esquecendo nossa opressão e miséria? – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos - Naquele tempo, 40 Um leproso chegou perto de Jesus e pediu de joelhos: «Se queres, tu tens o poder de me purificar.» 41 Jesus ficou cheio de ira, estendeu a mão, tocou nele e disse: «Eu quero, fique purificado.» 42 No mesmo instante a lepra desapareceu e o homem ficou purificado. 43 Então Jesus o mandou logo embora, ameaçando-o severamente: 44 «Não conte nada para ninguém! Vá pedir ao sacerdote para examinar você, e depois ofereça pela sua purificação o sacrifício que Moisés ordenou, para que seja um testemunho para eles. 45 Mas o homem foi embora e começou a pregar muito e a espalhar a notícia. Por isso, Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ele ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte as pessoas iam procurá-lo. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Marcos 1, 40 – 45

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Eu quero, fique purificado. No mesmo instante a lepra desapareceu e o homem ficou purificado.  Então Jesus o mandou logo embora, ameaçando-o severamente: Já Pensou. Nisso?
Uma das promessas que sempre estão presentes nas profecias do Antigo Testamento a respeito dos tempos messiânicos é a cura da lepra. Isso acontece porque a lepra era uma das doenças mais temidas entre as pessoas, principalmente porque uma das suas conseqüências era a exclusão social e religiosa. Ao curar uma pessoa da lepra, Jesus não apenas o livra da doença em si que a faz sofrer como também a reintegra na vida social e religiosa. Por isso entendemos a alegria do homem que foi curado, que fez com que ele não fosse capaz de guardar o fato só para si, mas passou a divulgá-lo de tal modo que Jesus não podia mais aparecer em público.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário