sábado, 21 de outubro de 2023

HOJE É DOMINGO 22 DE OUTUBRO DE 2023: TEMA DO DIA XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: «POIS DÊEM A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR, E A DEUS O QUE É DE DEUS.»

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 22 de outubro de 2023

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: «Pois dêem a Deus o que é de Deus.»

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Profeta Isaías: 1 Assim diz o Senhor a Ciro, o seu ungido, que ele tomou pela mão: Dobrarei as nações diante dele e desarmarei os reis; abrirei diante dele as portas, e os batentes não se fecharão. 4 Por causa de meu servo Jacó, e de Israel, meu escolhido, eu chamei você pelo nome e lhe dei um sobrenome, embora você não me conheça. 5 Eu sou o Senhor, e não existe outro; fora de mim não existe deus algum. Eu armei você, ainda que você não me conheça, 6 para que fiquem sabendo, desde o nascer do sol até o poente, que fora de mim não existe nenhum outro. Eu sou o Senhor, e não existe outro: – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Isaías 45, 1. 4 – 6 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 95(96), 1 – 2a. e 3. 4 – 5. 7 – 8. 9 – 10ac (R.7ab)
REFLEXÃO: ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! – R.

2. Pois Deus é grande e muito digno de louvor, é mais terrível e maior que os outros deuses, porque um nada são os deuses dos pagãos. Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus. – R.

3. Â família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! Oferecei um sacrifício nos seus átrios. –R.

4. Adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele! Publicai entre as nações: 'Reina o Senhor!' pois os povos ele julga com justiça. –R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses: 1 Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, que está em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. A vocês, graça e paz. 2 Agradecemos continuamente a Deus por todos vocês, sempre que nos lembramos de vocês em nossas orações. 3 Com efeito, diante de Deus nosso Pai nos lembramos sempre da fé ativa, do amor capaz de sacrifícios e da firme esperança que vocês depositam em nosso Senhor Jesus Cristo. 4 Irmãos amados por Deus sabemos que vocês foram escolhidos por ele. 5 De fato, o Evangelho que pregamos não foi apresentado somente com palavras, mas com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Tessalonicenses 1, 1 – 5b

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo: 15 Então os fariseus se retiraram, e fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16 Mandaram os seus discípulos, junto com alguns partidários de Herodes, para dizerem a Jesus: «Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e que ensinas de fato o caminho de Deus. Tu não dás preferência a ninguém, porque não levas em conta as aparências. 17 Dize-nos, então, o que pensas: É lícito ou não é, pagar imposto a César?» 18 Jesus percebeu a maldade deles, e disse: «Hipócritas! Por que vocês me tentam? 19 Mostrem-me a moeda do imposto. Levaram então a ele a moeda. 20 E Jesus perguntou: «De quem é a figura e inscrição nesta moeda?» 21 Eles responderam: «É de César.» Então Jesus disse: «Pois dêem a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.» – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 22, 15 – 21

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Mostrem-me a moeda do imposto.» Levaram então a ele a moeda. E Jesus perguntou: «De quem é a figura e inscrição nesta moeda?» Eles responderam: «É de César.» Então Jesus disse: «Pois dêem a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.» Já Pensou. Nisso?
Com o correr do tempo, o que era alternativo se transformou em oficial, e foi necessário retomar o caminho da criatividade, da renovação, do alternativo. Na atualidade não há imperadores que se apresentem como Deus, mas nos deparamos com certas estruturas religiosas monárquicas e imperiais que longe de refletir a vivência da comunhão entre os irmãos e irmãs, pretendem impor a exploração dos pobres ao melhor estilo do império. Por isso, ao ler este texto na perspectiva de hoje, devemos dizer com voz profética: "à estrutura oficial religiosa o que é dela" e "a Deus o que é de Deus", ou seja, "a Deus Pai e a seu Reino toda a nossa entrega e fidelidade".

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário