quinta-feira, 18 de maio de 2023

HOJE É SEXTA-FEIRA 19 DE MAIO DE 2023: TEMA DO DIA SEXTA-FEIRA DA VI SEMANA DA PÁSCOA: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: MAS, QUANDO VOCÊS TORNAREM A ME VER, VOCÊS FICARÃO ALEGRES, E ESSA ALEGRIA NINGUÉM TIRARÁ DE VOCÊS.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sexta-feira 19 de maio de 2023

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Mas, quando vocês tornarem a me ver, vocês ficarão alegres!

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEXTA-FEIRA DA VI SEMANA DA PÁSCOA
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Estando Paulo em Corinto: 9 Uma noite o Senhor em visão disse a Paulo: «Não tenha medo, continue a falar, não se cale, 10 porque eu estou com você. Ninguém porá a mão em você para lhe fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence. 11 Assim, Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando a Palavra de Deus. 12 Na época em que Galião era procônsul na Acaia, os judeus se insurgiram em massa contra Paulo e o levaram diante do tribunal, 13 dizendo: «Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei.» 14 Paulo ia tomar a palavra, quando Galião respondeu aos judeus: «Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a queixa de vocês. 15 Mas, como é questão de palavras, de nomes e da Lei de vocês, tratem disso vocês mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas. 16 E Galião os mandou sair do tribunal. 17 Então, todos agarraram Sóstenes, o chefe da sinagoga, e o espancaram diante do tribunal. E Galião nem se incomodou com isso. 18 Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto. Depois, despediu-se dos irmãos e embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencréia, Paulo raspou a cabeça, pois tinha feito uma promessa. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Atos dos Apóstolos 18, 9 – 18

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 46(47), 2 – 3. 4 – 5. 6 – 7 (R. 8a)
REFLEXÃO: O Senhor é o grande Rei de toda a terra. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1. Povos todos do universo batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra. – R.

2. Os povos sujeitou ao nosso jugo e colocou muitas nações aos nossos pés. Foi ele que escolheu a nossa herança, a glória de Jacó, seu bem-amado. – R.

3. Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João - Naquele tempo, disse Jesus, a seus discípulos, 20 Eu lhes garanto: vocês vão gemer e se lamentar, enquanto o mundo vai se alegrar. Vocês ficarão angustiados, mas a angústia de vocês se transformará em alegria. 21 Quando a mulher está para dar à luz, sente angústia, porque chegou a sua hora. Mas quando a criança nasce, ela nem se lembra mais da aflição, porque fica alegre por ter posto um homem no mundo. 22 Agora, vocês também estão angustiados. Mas, quando vocês tornarem a me ver, vocês ficarão alegres, e essa alegria ninguém tirará de vocês. 23 Nesse dia, vocês não me farão mais perguntas. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 16, 20 – 23a

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Agora, vocês também estão angustiados. Mas, quando vocês tornarem a me ver, vocês ficarão alegres, e essa alegria ninguém tirará de vocês. Nesse dia, vocês não me farão mais perguntas. Já Pensou. Nisso?
Os discípulos vivenciaram a morte de Jesus como um fracasso. Ainda não haviam experimentado a alegria que brota da entrega que conduz à ressurreição. O Reino de Deus sofre dores de parto. Como mulher que está para dar à luz, a humanidade sente-se estremecida diante da vida que abre caminho em meio a tantos sofrimentos. Precisamos, como pede o Papa Francisco, recuperar a alegria do Evangelho. Necessitamos de uma Igreja disposta a perder o medo e que anuncie o projeto igualitário de Jesus, e denuncie o discurso vazio de políticos, sacerdotes, jornalistas que apresentam o mal como se fosse o bem e o bem como se fosse o mal. O mundo de hoje vive uma ilusão de alegria, uma felicidade mascarada de drogas, álcool, sexo, que leva ao sem sentido. No entanto, partindo das surpresas de Deus, cremos que há futuro e esperança porque Cristo ressuscitou e sua ressurreição derramou sobre o mundo o Espírito de vida. Peçamos ao Senhor que nossa fé seja tão forte que vença a tristeza e se transforme em sinal de esperança e testemunho.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário