sábado, 12 de novembro de 2022

HOJE É DOMINGO 13 DE NOVEMBRO DE 2022: TEMA DO DIA XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: VOCÊS SERÃO ODIADOS POR TODOS, POR CAUSA DO MEU NOME. MAS NÃO PERDERÃO UM SÓ FIO DE CABELO.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 13 de novembro de 2022

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Vocês serão odiados por todos, por causa do meu nome. 

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
STA. ISABEL DA HUNGRIA RLG, MEMÓRIA
(verde – ofício do dia)

 Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Profecia de Malaquias: 19 Vejam! O Dia está para chegar, ardente como forno. Então os soberbos e todos os que cometem injustiça serão como palha. Quando chegar o Dia, eles serão incendiados - diz o Senhor dos exércitos. E deles não vão sobrar nem raízes nem ramos. 20 Mas para vocês que temem o Senhor brilhará o sol da justiça, que cura com seus raios. E vocês todos poderão sair pulando livres, como saem os bezerros do curral. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Malaquias 3, 19 – 20a 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 97(98), 5 - 6. 7 – 8. 9abc (R. cf. 9)
REFLEXÃO: O Senhor virá julgar a terra inteira; com justiça julgará.

1. Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei! – R.

2. Aplauda o mar com todo ser que nele vive o mundo inteiro e toda gente! As montanhas e os rios batam palmas e exultem de alegria. – R.

3. Exultem na presença do Senhor, pois ele vem, vem julgar a terra inteira. Julgará o universo com justiça e as nações com eqüidade. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

 Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses - Irmãos: 7 Vocês sabem como devem imitar-nos: nós não ficamos sem fazer nada quando estivemos entre vocês, 8 nem pedimos a ninguém o pão que comemos; pelo contrário, trabalhamos com fadiga e esforço, noite e dia, para não sermos um peso para nenhum de vocês. 9 Não porque não tivéssemos direito a isso, mas porque nós quisemos ser um exemplo para vocês imitarem. 10 De fato, quando estávamos entre vocês, demos esta norma: quem não quer trabalhar, também não coma. 11 Ouvimos dizer que entre vocês existem alguns que vivem à toa, sem fazer nada e em contínua agitação. 12 A essas pessoas mandamos e pedimos no Senhor Jesus Cristo, que comam o próprio pão, trabalhando em paz. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Tessalonicenses 3, 7 – 12
 
Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: Naquele tempo: 5 Algumas pessoas comentavam sobre o Templo, enfeitado com pedras bonitas e com coisas dadas em promessa. Então Jesus disse: 6 Vocês estão admirando essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído. 7 Eles perguntaram: «Mestre, quando vai acontecer isso? Qual será o sinal de que essas coisas estarão para acontecer?» 8 Jesus respondeu: «Cuidado para que vocês não sejam enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo já chegou’. Não sigam essa gente. 9 Quando vocês ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem apavorados. Primeiro essas coisas devem acontecer, mas não será logo o fim. 10 E Jesus continuou: Uma nação lutará contra outra, um reino contra outro reino. 11 Haverá grandes terremotos, fome e pestes em vários lugares. Vão acontecer coisas pavorosas e grandes sinais vindos do céu. 12 «Mas, antes que essas coisas aconteçam, vocês serão presos e perseguidos; entregarão vocês às sinagogas, e serão lançados na prisão; serão levados diante de reis e governadores, por causa do meu nome. 13 Isso acontecerá para que vocês dêem testemunho. 14 Portanto, tirem da cabeça a idéia de que vocês devem planejar com antecedência a própria defesa; 15 porque eu lhes darei palavras de sabedoria, de tal modo que nenhum dos inimigos poderá resistir ou rebater vocês. 16 E vocês serão entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vocês. 17 Vocês serão odiados por todos, por causa do meu nome. 18 Mas não perderão um só fio de cabelo. 19 É permanecendo firmes que vocês irão ganhar a vida!» – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 21, 5 – 19

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Vocês serão odiados por todos, por causa do meu nome. Mas não perderão um só fio de cabelo. É permanecendo firmes que vocês irão ganhar a vida! Já Pensou. Nisso?
Pode ser que a presença magnífica do templo de Jerusalém alentasse a fé dos judeus a ponto de ser mais significativos a arquitetura e o poder da religião do que o próprio Deus de Israel; pode ser que fossem mais importantes os sacrifícios, o ritual, a construção majestosa que as atitudes exigidas pelo mesmo Deus de Israel; pode ser que tenham sido mais importantes os sacrifícios, o ritual, a construção majestosa que as atitudes exigidas pelo mesmo Deus para um verdadeiro culto a ele: a misericórdia e a justiça social. Por isso Jesus afirma que o templo será destruído, pois este não possibilita uma relação legitima com Deus e com os irmãos, mas que cria grandes divisões sociais e injustiças que contradizem o fim de uma experiência de fé. É importante ir descobrindo em nossa vida que a experiência de fé deve estar atravessada pelo serviço incondicional aos demais, é assim como vamos sentindo a passagem de Deus pó nossa existência e é assim como vamos construindo o verdadeiro templo de Deus, o qual não se deve equiparar com edificações ostentosas, mas coma Igreja – comunidade de crentes que se inspira na Palavra de Deus e se mantém firme na esperança de Jesus ressuscitado.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário