sábado, 3 de setembro de 2022

HOJE É DOMINGO 04 DE SETEMBRO DE 2022: TEMA DO DIA XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: QUALQUER UM DE VÓS, SE NÃO RENUNCIAR A TUDO O QUE TEM, NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO!

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 04 de setembro de 2022

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro da Sabedoria: 13 Quem pode conhecer a vontade de Deus? Quem pode imaginar o que o Senhor deseja? 14 Os pensamentos dos mortais são tímidos e nossos raciocínios são falíveis, 15 porque um corpo corruptível torna pesada a alma, e a tenda de terra oprime a mente pensativa. 16 Com muito custo podemos conhecer o que está na terra e com dificuldade encontramos o que está ao alcance da mão. Mas quem poderá investigar o que está no céu? 17 Quem poderá conhecer o teu projeto, se tu não lhe deres sabedoria, enviando do alto o teu espírito santo? 18 Somente assim foram endireitados todos os caminhos de quem vive sobre a terra. Somente assim os homens aprenderam aquilo que te agrada. Eles “foram salvos por meio da sabedoria». – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Sabedoria 9, 13 – 18 (gr. 13 – 18b) 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 89(90), 3 – 4. 5 – 6. 12 – 13. 14 e 17 (R.1)
REFLEXÃO: Vós fostes, Ó Senhor, um refúgio para nós

1. Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: Voltai ao pó, filhos de Adão! Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou. – R.

2. Eles passam como o sono da manhã, são iguais a erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca. – R.

3. Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos! – R.

4. Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repousem sobre nós e nos conduza! Tornai fecundos, ó Senhor, nosso trabalho. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Carta de São Paulo a Filêmon – Caríssimo: 9 Eu, o velho Paulo, agora também prisioneiro de Jesus Cristo. 10 Peço-lhe em favor de Onésimo, o filho que eu gerei na prisão. 12 Eu o mando de volta para você; ele é como se fosse meu próprio coração. 13 Gostaria que ele tivesse ficado comigo para me servir substituindo você, enquanto estou preso por causa do Evangelho. 14 Eu, porém, não quis fazer nada sem que você desse o seu consentimento. Não quero que a sua bondade seja forçada, mas espontânea. 15 Talvez Onésimo tenha sido afastado de você por algum tempo, para que você o tenha de volta para sempre. 16 Agora você o terá, não mais como escravo, mas muito mais do que escravo: você o terá como irmão querido; ele é querido para mim, e o será muito mais para você, seja como homem, seja como cristão. 17 Assim, se você me considera como irmão na fé, receba Onésimo como se fosse eu mesmo. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Filêmon 1, 9b – 10. 12 – 17 

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas - Naquele tempo, 25 Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele disse: 26 «Se alguém vem a mim, e não dá preferência mais a mim que ao seu pai, à sua mãe, à mulher, aos filhos, aos irmãos, às irmãs, e até mesmo à sua própria vida, esse não pode ser meu discípulo. 27 Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28 De fato, se alguém de vocês quer construir uma torre, será que não vai primeiro sentar-se e calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? 29 Caso contrário, lançará o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso, começarão a caçoar, dizendo: 30 ‘Esse homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ 31 Ou ainda: Se um rei pretende sair para guerrear contra outro, será que não vai sentar-se primeiro e examinar bem, se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32 Se ele vê que não pode, envia mensageiros para negociar as condições de paz, enquanto o outro rei ainda está longe. 33 Do mesmo modo, portanto, qualquer de vocês, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 14, 25 – 33

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vocês, se não renunciar a tudo o que tem! Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. Já Pensou. Nisso?
A terceira condição (“todo aquele que não renuncia a tudo que tem não pode ser meu discípulo”) parece excessiva. Como se fosse pouco dar a preferência absoluta ao plano de Jesus e estar disposto a sofrer perseguição por ele, Jesus exige algo que parece estar acima de nossas forças: renunciar a tudo que se tem. Trata-se, sem dúvida, de uma formulação extrema, paradigmática, que é preciso entender. O discípulo deve estar disposto inclusive a renunciar a tudo que tem, se isto é obstáculo para colocar fim a uma sociedade injusta na qual uns abarcam em suas mãos os bens da terra enquanto outros não possuem o necessário para sobreviver. O outro tem sempre a preferência. O que é próprio da pessoa deixa de ser tal quando alguém necessita para viver. Somente a partir do desprendimento se pode falar de justiça, somente a partir da pobreza se pode lutar contra ela. Somente a partir daí se pode construir a nova sociedade, o Reinado de Deus, erradicando a injustiça na terra.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário