quinta-feira, 18 de agosto de 2022

HOJE É SEXTA-FEIRA 19 DE AGOSTO DE 2022: TEMA DO DIA SEXTA-FEIRA DA XX SEMANA DO TEMPO COMUM: JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: AMARÁS O SENHOR TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO E AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Tema do Dia

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEXTA-FEIRA DA XX SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

 Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Profecia de Ezequiel – Naqueles dias: 1 A mão do Senhor pousou sobre mim e o espírito do Senhor me levou e me deixou num vale cheio de ossos. 2 E o espírito me fez circular em torno deles, por todos os lados. Notei que havia grande quantidade de ossos espalhados pelo vale e que estavam todos secos. 3 Então o Senhor me disse: «Criatura humana, será que esses ossos poderão reviver?» Eu respondi: «Meu Senhor o Senhor, és tu que sabes.» 4 Então ele me disse: «Profetize, dizendo: Ossos secos ouçam a palavra do Senhor! 5 Assim diz o Senhor Deus a esses ossos: Vou infundir um espírito, e vocês reviverão. 6 Vou cobrir vocês de nervos, vou fazer com que vocês criem carne e se revistam de pele. Em seguida, infundirei o meu espírito, e vocês reviverão. “Então vocês ficarão sabendo que eu sou o Senhor.» 7 Profetizei de acordo com a ordem que havia recebido. Enquanto eu estava profetizando, ouvi um barulho e vi um movimento entre os ossos, que começaram a se aproximar um do outro, cada um com o seu correspondente. 8 Observando bem, vi que apareciam nervos, que iam sendo cobertos de carne e que a pele os recobria; mas não havia espírito neles. 9 Então o Senhor acrescentou: «Profetize ao espírito, criatura humana, profetize e diga: Assim diz o Senhor Deus: Espírito, venha dos quatro ventos e sopre nestes cadáveres, para que revivam». 10 Profetizei conforme ele havia mandado. O espírito penetrou neles, e reviveram, colocando-se de pé. Era um exército imenso. 11 Em seguida, o Senhor me disse: «Criatura humana, esses ossos são toda a casa de Israel. Os israelitas andavam dizendo: ‘Nossos ossos estão secos e nossa esperança se foi. Para nós, tudo acabou’. 12 Pois bem! Profetize e diga: Assim diz o Senhor Deus: Vou abrir seus túmulos, tirar vocês de seus túmulos, povo meu, e vou levá-los para a terra de Israel. 13 Povo meu, vocês ficarão sabendo que eu sou o Senhor, quando eu abrir seus túmulos, e de seus túmulos eu tirar vocês. 14 Colocarei em vocês o meu espírito, e vocês reviverão. “Eu os colocarei em sua própria terra, e vocês ficarão sabendo que o Senhor, digo e faço – oráculo do Senhor.» – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Ezequiel 37, 1 – 14 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 106(107), 2 – 3. 4 – 5. 6 – 7. 8 – 9 (R. 1)
REFLEXÃO: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!

1. Que o digam os libertos do Senhor, que da mão dos opressores os salvou e de todas as nações os reuniu, do Oriente, Ocidente, Norte e Sul. -R.

2. Uns vagavam, no deserto, extraviados, sem acharem o caminho da cidade. Sofriam fome e também sofriam sede, e sua vida ia aos poucos definhando. –R.

3. Mas gritaram ao Senhor na aflição, e ele os libertou daquela angústia. Pelo caminho bem seguro os conduziu para chegarem à cidade onde morar. – R.

4. Agradeçam ao Senhor por seu amor e por suas maravilhas entre os homens! Deu de beber aos que sofriam tanta sede e os famintos saciou com muitos bens! –R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo: 34 Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito os saduceus se calarem. Então eles se reuniram em grupo, 35 e um deles perguntou a Jesus para o tentar: 36 «Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?» 37 Jesus respondeu: «Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, e com todo o seu entendimento. 38 Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39 O segundo é semelhante a esse: Ame ao seu próximo como a si mesmo. “40 Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos.» 41 Os fariseus estavam reunidos, e Jesus lhes perguntou: 42 «O que é que vocês acham do Messias? Ele é filho de quem?» Os fariseus responderam: «De Davi.» 43 Então Jesus disse: «Como é que Davi, pelo Espírito, o chama Senhor, quando afirma: 44 ‘O Senhor disse ao meu Senhor: sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés’? 45 Se o próprio Davi o chama de Senhor, como ele pode ser seu filho?» 46 E ninguém podia responder a Jesus uma só palavra. Desse dia em diante, ninguém mais se arriscou a fazer perguntas a Jesus.  – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 22, 34 – 40

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, e com todo o seu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Já Pensou. Nisso?
Deus não admite o amor a si sem que este amor se torne gestos concretos de caridade. É por isso que hoje vemos no Evangelho que o primeiro e maior mandamento traz consigo um outro que é semelhante a ele. O primeiro exige de nós o amor a Deus e o segundo exige de nós o amor ao próximo. Jesus nos diz que desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. A partir daí podemos perceber porque São João nos diz na sua primeira epístola que quem ama não peca. Com isso, Jesus nos mostra que somente a plena vivência do amor nas suas duas dimensões, a Deus e aos próximo, pode conduzir verdadeiramente à santidade.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário