domingo, 31 de julho de 2022

HOJE É SEGUNDA-FEIRA 01 DE AGOSTO DE 2022: TEMA DO DIA TERÇA-FEIRA DA XVII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: ERGUEU OS OLHOS PARA O CÉU E PRONUNCIOU A BÊNÇÃO. EM SEGUIDA PARTIU OS PÃES, E OS DEU AOS DISCÍPULOS. OS DISCÍPULOS OS DISTRIBUÍRAM ÀS MULTIDÕES.

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é segunda-feira, 01 de agosto de 2022

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: O Filho do Homem enviará os seus anjos!

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

TERÇA-FEIRA DA XVII SEMANA DO TEMPO COMUM
STO. AFONSO MARIA DE LIGÓRIO BDR, MEMÓRIA
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Profeta Jeremias: 1 Nesse mesmo ano, ao começar o reinado de Sedecias em Judá, no quarto ano, no quinto mês, Hananias, filho de Azur, que era profeta em Gabaon, falou comigo no Templo do Senhor, diante dos sacerdotes e de todo o povo, dizendo: 2 «Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Quebro o jugo do rei da Babilônia. 3 Dentro de dois anos vou trazer de volta para este lugar todos os objetos do Templo do Senhor que Nabucodonosor, rei da Babilônia, pegou e levou para a Babilônia. 4 Também vou trazer de volta Jeconias, filho de Joaquim, rei de Judá, e todos os exilados de Judá levados para a Babilônia - oráculo do Senhor - porque vou quebrar o jugo do rei da Babilônia». 5 Na presença dos sacerdotes e de todo o povo que estava no Templo do Senhor, o profeta Jeremias respondeu ao profeta Hananias, 6 dizendo: «Amém! Que assim faça o Senhor. Que o Senhor confirme o que você profetizou, trazendo da Babilônia para cá os objetos do Templo do Senhor e todos os exilados. 7 Entretanto, escute o que eu vou dizer a você e a todo o povo: 8 Os profetas que existiram antes de mim e antes de você, desde os tempos antigos, profetizaram guerra, calamidade e peste para muitos países e reinos poderosos. 9 E quanto ao profeta que prometia felicidade, só quando a sua profecia se realizar é que ele será reconhecido como profeta realmente enviado por o Senhor. 10 Então Hananias pegou a canga que estava no pescoço de Jeremias e a quebrou. 11 Em seguida, falou diante do povo: «Assim diz o Senhor: Desta mesma forma, dentro de dois anos, eu quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, que está no pescoço de todas as nações». E o profeta Jeremias foi embora. 12 Depois que Hananias quebrou a canga que estava no pescoço de Jeremias, este recebeu uma palavra do Senhor: 13 «Vá dizer a Hananias o seguinte: Assim diz o Senhor: Você quebrou uma canga de madeira, e eu vou substituí-la por uma canga de ferro. 14 Porque assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: É uma canga de ferro que eu vou colocar no pescoço de todas as nações, para que estejam subjugadas a Nabucodonosor, rei da Babilônia. 15 Em seguida, o profeta Jeremias falou ao profeta Hananias: «Escute-me, Hananias: não foi o Senhor quem mandou você, e você está fazendo esse povo acreditar numa mentira. 16 Por isso, assim diz o Senhor: Mandarei você embora da face da terra; ainda este ano você morrerá, por ter anunciado revolta contra o Senhor. 17 E Hananias morreu nesse mesmo ano, no sétimo mês. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Jeremias 28, 1 – 17
 
Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 118(119), 29. 43. 79. 80. 95. 102 (R. 68b)
REFLEXÃO: Ensinai-me a fazer vossa vontade!

1. Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei como um presente! – R.

2. Não retireis vossa verdade de meus lábios, pois eu confio em vossos justos julgamentos! – R.

3. Que se voltem para mim os que vos temem e conhecem, ó Senhor, vossa Aliança! – R.

4. Meu coração seja perfeito em vossa lei, e não serei, de modo algum, envergonhado! – R.

5. Espreitam-me os maus para perder-me, mas continuo sempre atento à vossa lei. – R.

6. De vossos julgamentos não me afasto, porque vós mesmo me ensinastes vossas leis. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo, 13 Quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu, e foi de barca para um lugar deserto e afastado. Mas, quando as multidões ficaram sabendo disso, saíram das cidades, e o seguiram a pé. 14 Ao sair da barca, Jesus viu grande multidão. Teve compaixão deles, e curou os que estavam doentes. 15 Ao entardecer, os discípulos chegaram perto de Jesus, e disseram: «Este lugar é deserto, e a hora já vai adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar alguma coisa para comer. 16 Mas Jesus lhes disse: «Eles não precisam ir embora. Vocês é que têm de lhes dar de comer. 17 Os discípulos responderam: «Só temos aqui cinco pães e dois peixes.» 18 Jesus disse: «Tragam isso aqui.» 19 Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Depois pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães, e os deu aos discípulos; os discípulos distribuíram às multidões. 20 Todos comeram, ficaram satisfeitos, e ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram. 21 O número dos que comeram era mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 14, 13 – 21

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. Já Pensou. Nisso? 
No tempo de Jeremias, muitos dos cultos circundantes ainda tinham seus “profetas”, uma espécie de “adivinhos” que trabalhavam como conselheiros do rei. Os profetas do reino da Judeia, por sua vez, se entendiam como porta-vozes do único Deus. O problema surgiu quando dois profetas do mesmo Deus mantiveram posições opostas sobre o mesmo assunto. O profeta Ananias promoveu a resistência aos babilônios e por isso destruiu o jugo que Jeremias carregava simbolicamente, por ocasião do encontro dos vários embaixadores em Jerusalém e que se organizavam para se rebelar contra aquele poder. Jeremias defendia a prudência em vez da submissão. O choque entre duas visões ou posições proféticas deixa Jeremias sem argumentos, em primeira instância. Só depois voltou com motivos que consolidaram sua visão; um deles, a morte do próprio Ananias. Os profetas não têm bola de cristal nem linha direta com Deus; são pessoas profundamente analíticas do que está acontecendo e comparam com o plano divino para seu povo. Como identificar um falso profeta cristão de um verdadeiro? Como tecemos o profetismo cristão com os direitos humanos e o cuidado com o planeta? Lembre-se que você é um profeta desde o seu batismo!
Afonso Maria de Ligório, natural de Nápoles, é o fundador da Congregação do Santíssimo Redentor. Antes de tornar-se padre, era advogado e foi justamente nessa profissão que Deus cruzou seu caminho e o fez mudar de vida. Abalado por perder uma causa, abandonou tudo e decidiu entregar-se ao serviço de Deus, como missionário junto ao povo simples. Com alguns companheiros, fundou depois os Padres Redentoristas, dedicados às missões populares. Insigne mestre de moral, deixou vários tratados de teologia moral.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário