terça-feira, 25 de maio de 2021

HOJE É QUARTA-FEIRA 26 DE MAIO DE 2021: TEMA DO DIA QUARTA-FEIRA DA VIII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: EIS QUE ESTAMOS SUBINDO PARA JERUSALÉM, E O FILHO DO HOMEM VAI SER ENTREGUE AOS CHEFES DOS SACERDOTES E AOS DOUTORES DA LEI. SAIBAM TODOS OS POVOS QUE NÃO HÁ OUTRO DEUS SENÃO VÓS.

 
INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quarta-feira 26 de maio de 2021 

Tema do Dia 

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Filho do Homem vai ser entregue aos chefes dos sacerdotes e aos doutores da Lei. 

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUARTA-FEIRA DA VIII SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia) 

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão. 
Leitura do Livro do Eclesiástico: 1 Tem compaixão e olha por nós, Senhor Deus do universo. Infunde o teu temor em todas as nações. 2 Levanta a tua mão contra as nações estrangeiras, 5 Renova os sinais e realiza outros prodígios. Glorifica a tua mão e o teu braço direito. 6 Desperta o teu furor e derrama a tua ira, para destruir o adversário e abater o inimigo. 12 Tem compaixão de Jerusalém, tua cidade santa, e lugar do teu repouso. 13 Enche Sião com o relato das tuas maravilhas, e o teu povo com a tua glória. 14 Dá testemunho diante das tuas criaturas, que existem desde o princípio, e cumpre as profecias feitas em teu nome. 15 Recompensa aqueles que esperam em ti, e que os teus profetas sejam dignos de crédito. 16 Senhor, ouve a oração dos teus servos, segundo a bênção de Aarão sobre o teu povo. 17 E todos os que habitam a terra reconheçam que tu és o Senhor, o Deus dos séculos. 18 O estômago consome todo tipo de alimento, mas um alimento é melhor do que outro. 19 O paladar distingue o gosto da caça, e a mente sábia discerne as palavras mentirosas. 20 Coração perverso causa tristeza, mas o homem experiente o acalma. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Eclesiástico 36, 1 – 2a. 5 – 6. 13 – 19 (Gr. 1.4-5a.10-17)

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje. 
Salmo Responsório: 78(79), 8. 9. 11. 13 (R. Eclo 36,1b)
REFLEXÃO: Tende compaixão e olhai por nós, Senhor!

1. Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo. – R.

2. Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados! – R.

3. Até vós chegue o gemido dos cativos: libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer! – R.

4. Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos – Naquele tempo, 32 Jesus e os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33 «Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos chefes dos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34 Vão caçoar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará. 35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: «Mestre, queremos que faças por nós o que vamos te pedir.» 36 Jesus perguntou: «O que vocês querem que eu lhes conceda?» 37 Eles responderam: «Quando estiveres na glória, deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda.» 38 Jesus então lhes disse: «Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber? Podem ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?» 39 Eles responderam: «Podemos.» Jesus então lhes disse: «Vocês vão beber o cálice que eu vou beber, e vão ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado. 40 Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou esquerda. É Deus quem dará esses lugares àqueles, para os quais ele preparou. 41 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, começaram a ficar com raiva de Tiago e João. 42 Jesus chamou-os e disse: «Vocês sabem: aqueles que se dizem governadores das nações têm poder sobre elas, e os seus dirigentes têm autoridade sobre elas. 43 Mas, entre vocês não deverá ser assim: quem de vocês quiser ser grande, deve tornar-se o servidor de vocês, 44 e quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá tornar-se o servo de todos. 45 Porque o Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos. – Palavra da Salvação. Glória a Voz Senhor. 
São Marcos 10, 32 – 45

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia!

"Reflexão da Palavra" 
Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos chefes dos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão caçoar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará. Já Pensou. Nisso?
Aproximam-se de Jerusalém onde vai ocorrer o martírio de Jesus e os discípulos vão fazendo planos de governo para quando, segundo sua mentalidade e seus próprios desejos, Jesus tome o poder e seja coroado rei. Jesus será o rei. Isso não se discute. Ocupará o trono de Herodes e a partir daí governará todo o povo. E, como Herodes, vai precisar de ministros e funcionários para as diferentes funções. João e Tiago pedem os primeiros postos, os mais altos da hierarquia. Então Jesus volta a explicar-lhes pela enésima vez que o Reino de Deus não é como os reinos deste mundo onde os que governam o fazem como donos e senhores. No Reino onde Deus reina a única hierarquia é a do serviço. Quem mais e melhor servir aos demais será maior e terá mais autoridade. Depois de dois mil anos de pregação do evangelho os cristãos ainda sonham com postos de honra e prestígio. Ainda não entenderam que Jesus é o Servidor dos Servidores e nos convida a sermos iguais a Ele.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário