terça-feira, 15 de setembro de 2020

HOJE É QUARTA-FEIRA 16 DE SETEMBRO DE 2020: TEMA DO DIA QUARTA-FEIRA DA XXIV SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: VEIO O FILHO DO HOMEM, QUE COME E BEBE, E VOCÊS DIZEM: ELE É UM COMILÃO E BEBERRÃO, AMIGO DOS COBRADORES DE IMPOSTOS E DOS PECADORES!

INVOCAÇÕES: Alma de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quarta-feira 16 de setembro de 2020

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUARTA-FEIRA DA XXIV SEMANA DO TEMPO COMUM
SÃO CORNÉLIO PAPA, E SÃO CIPRIANO, BISPO, MÁRTIRES. MEMÓRIA
(vermelho – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Primeira Cata de São Paulo aos Coríntios – Irmãos: 31 Aspirem aos dons mais altos. Aliás, vou indicar para vocês um caminho que ultrapassa a todos. 1 Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse o amor, seria como sino ruidoso ou como símbolo estridente. 2 Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência; ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse o amor, eu não seria nada. 3 Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse o amor, nada disso me adiantaria. 4 O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. 5 Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. 6 Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. 7 Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor jamais passará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência também desaparecerá. 9         Pois o nosso conhecimento é limitado; limitada é também a nossa profecia. 10 Mas, quando vier a perfeição, desaparecerá o que é limitado. 11        Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Depois que me tornei adulto, deixei o que era próprio de criança. 12 Agora vemos como em espelho e de maneira confusa; mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é limitado, mas depois conhecerei como sou conhecido. 13 Agora, portanto, permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. A maior delas, porém, é o amor. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Coríntios 12, 31 – 13, 13

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 32(33), 2 – 3. 4 – 5. 12 e 22 (12b)
REFLEXÃO: Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

1. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! Cantai para o Senhor um canto novo, com arte sustentai a louvação! – R.

2. Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça. – R.

3. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Sobre nós venha Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31 «Com quem eu vou comparar os homens desta geração? Com quem se parecem eles? 32 São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta, e vocês não dançaram; cantamos música triste, e vocês não choraram’. 33 Pois veio João Batista, que não comia nem bebia, e vocês disseram: ‘Ele tem um demônio!’ 34 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vocês dizem: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos cobradores de impostos e dos pecadores!’ 35 Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos. –Palavra da Salvação, Gloria a Voz Senhor.
São Lucas 7, 31 – 35

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vocês dizem: Ele é um comilão e beberrão, amigo dos cobradores de impostos e dos pecadores! Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos. Já Pensou. Nisso?
Quantas vezes experimentamos a incompreensão e o desprezo quando tentamos fazer presente o Reino em nossa família, em nosso trabalho ou em nossa sociedade? Exatamente isso foi o que padeceram Jesus e João Batista, cada um do seu jeito, que poderíamos considerar até opostos e entretanto os dois foram criticados para poder fechar seus ouvidos, seus olhos e sobretudo seu coração ante a verdade que se lhes anunciava. Hoje recordamos como é importante estar atentos ao que ocorre ao nosso redor nos acontecimentos e nas pessoas que nos rodeiam. É o que chamamos de sinais dos tempos e dos lugares e que podem nos ajudar a tomar "sabiamente" as decisões a seguir, embora às vezes sejam difíceis ou dolorosas mas que afinal de contas nos darão a solução real e profunda para as nossas vidas. A indiferença em tudo pode nos levar à ruína. Comportemo-nos como filhos da sabedoria e não do capricho.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Um comentário:

  1. Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vocês dizem: Ele é um comilão e beberrão, amigo dos cobradores de impostos e dos pecadores! Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos. Já Pensou. Nisso?

    ResponderExcluir