sábado, 17 de outubro de 2015

HOJE É DOMINGO, 18 DE OUTUBRO DE 2015: TEMA DO DIA XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM: JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: VOCÊS NÃO SABEM O QUE ESTÃO PEDINDO. POR ACASO VOCÊS PODEM BEBER O CÁLICE QUE EU VOU BEBER?



INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me.  E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem 
 
Hoje é domingo18 de outubro 2015 
 
Tema do Dia 
 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber? 
 Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem! 
 
XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM 
(verde – ofício do dia) 
 
Primeira Leitura: 
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,  
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 Leitura da profecia de Isaias, 10 No entantoo Senhor queria esmagá-lo com o sofrimento: se ele entrega a sua vida em reparação pelos pecados, então conhecerá os seus descendentes, prolongará a sua existência e, por meio dele, o projeto do Senhor triunfará. 11 Pelas amarguras suportadas, ele verá a luz e ficará saciado. Pelo seu conhecimento, o meu servo justo devolverá a muitos a verdadeira justiça, pois carregou o crime deles. – Palavra do Senhor. Graças a Deus. 
Isaias 53, 10 - 11 
 
Meu encontro com Deus 
Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje. 
 
Salmo Responsorial:32(33), 4 - 5. 18 - 2022 ( R. 8a) 
REFRÃO: O Senhor se lembra sempre da aliança. 
 
1.   pois a palavra do Senhor é reta, e sua obra toda é verdade. Ele ama a justiça e o direito, e o amor do Senhor enche a terra.  -R. 
 
2.  O Senhor cuida daqueles que o temem, daqueles que esperam por seu amor para livrar da morte a vida deles, e no tempo da fome fazê-los viver.    Quanto a nós, esperamos por o Senhor Ele é o nosso auxílio e o nosso escudo. -R. 
 
3.    O Senhor, esteja sobre nós o teu amor, como está em ti a nossa esperança.  -R. 
 
Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.  
 
Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida! 
 Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.  
Segunda Leitura: 
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,  
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão. 
 
Leitura da carta aos Hebreus - Irmãos: 14 Nós temos um sumo sacerdote eminente, que atravessou os céus: Jesus, o Filho de Deus. Por isso, mantenhamos firme a que professamos. 15 De fato, não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado como nós, em todas as coisas, menos no pecado. 16 Portanto, aproximemo-nos do trono da graça com plena confiança, a fim de alcançarmos misericórdia, encontrarmos graça e sermos ajudados no momento oportuno.  
  Palavra do Senhor. Graças a Deus. 
Hebreus 4, 12 - 13 
 
Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós. 
 
O evangelho do Dia  
Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho 
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Marcos  Naquele tempo. 35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: «Mestre, queremos que faças por nós o que vamos te pedir36 Jesus perguntou: «O que vocês querem que eu lhes conceda37 Eles responderam: «Quando estiveres na glória, deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda38 Jesus então lhes disse: «Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber? Podem ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado39 Eles responderam: «PodemosJesus então lhes disse: «Vocês vão beber o cálice que eu vou beber, e vão ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado. 40 Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou esquerda. É Deus quem dará esses lugares àqueles, para os quais ele preparou41 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, começaram a ficar com raiva de Tiago e João. 42 Jesus chamou-os e disse: «Vocês sabem: aqueles que se dizem governadores das nações têm poder sobre elas, e os seus dirigentes têm autoridade sobre elas. 43 Mas, entre vocês não deverá ser assim: quem de vocês quiser ser grande, deve tornar-se o servidor de vocês, 44 e quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá tornar-se o servo de todos. 45 Porque o Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos  Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor. 
São Marcos 1035 – 45 
 
No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia 
 
"Reflexão da Palavra" 
 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber? Podem ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado? Pense Nisso? 
Jesus anuncia a sua morte como consequência de toda a sua vida. Enquanto isso, Tiago e João sonham com poder e honrarias, suscitando discórdia e competição entre os outros discípulos. Jesus mostra que a única coisa importante para o discípulo é seguir o exemplo dele: servir e não ser servido. Em a nova sociedade que Jesus projeta, a autoridade não é exercício de poder, mas a qualificação para serviço que se exprime na entrega de si mesmo para o bem comum. Eu posso contribuir para a minha salvação na medida em que eu faço de Deus o centro da minha vida e a causa da minha felicidade, submetendo-me totalmente a ele. Se eu vivo apegado às coisas do mundo, eu vivo em função delas e coloco nelas a minha felicidade, fechando o meu coração à ação divina e a minha vida ao projeto do reino dos céus. Para conseguir o desapego das coisas do mundo, é necessário que a gente procure assumir uma nova hierarquia de valores que faz com que sejamos capazes de desprezar os bens materiais, mas rejeitar os valores do mundo significa sofrer perseguições nesta vida. É preciso renunciar aos valores do mundo para ter a vida em Cristo.
  
Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem. 
 
Repouse ó Santo Espírito em minha alma,  
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário